Fisioterapia nas Grávidas e mães (pré e pós parto)

Agendar Consulta
Traga para a consulta os exames da especialidade realizados anteriormente.

A Fisioterapia Pré-parto tem como principal objetivo auxiliar o corpo da mulher a adaptar-se ao ganho progressivo de peso e aos ajustes posturais associados. O exercício físico específico e monitorizado no período pré-parto, bem como a manutenção do alinhamento da bacia quer a nível ósseo, muscular e ligamentar são essenciais para uma gravidez com menor sintomatologia, um bom desenvolvimento do bebé e bom posicionamento do mesmo, e um parto menos doloroso.

Nas sessões de fisioterapia pré parto são tratadas más posturas, fadiga geral, desconfortos pélvicos, lombares, abdominais e/ou de cabeça, pernas pesadas, azia, prisão de ventre, ou outras alterações que interferem na qualidade de vida e bem-estar da grávida e do bebé, bem como prevenir problemas que surgem após o momento do parto. Assim, o Fisioterapeuta irá realizar uma avaliação completa a nível estrutural, muscular, ligamentar e visceral.

Na MoveOn Fisio, a primeira sessão deve ser realizada após as 12 semanas de gravidez e deve existir um acompanhamento contínuo, cerca de 1x/semana, ao longo da gravidez até ao momento do parto. 

Benefícios da Fisioterapia Pré-parto:

  • Ganho de força muscular e resistência;
  • Libertar grupos musculares e ligamentar, permitindo um bom desenvolvimento e posicionamento do bebé, bem como evitar problemas na grávida como diástase abdominal;
  • Fortalecimento dos músculos do pavimento pélvico, prevenindo incontinência urinária entre outras disfunções pós parto;
  • Trabalho visceral sobre alguns órgãos como o estômago, o fígado e intestino, diminuindo sintomas como a azia e prisão de ventre;
  • Melhoria da auto-confiança, auto-imagem e humor.

 

A Fisioterapia Pós-parto tem como principal objetivo auxiliar o corpo da mulher a adaptar-se à perda repentina de peso, à alteração do centro de gravidade e aos ajustes posturais associados. O exercício físico específico e monitorizado no período pós-parto é a chave para o retorno rápido e máximo da função muscular.

Tem ainda uma abordagem sobre vários aspetos relacionados com o tratamento de cicatrizes dolorosas (cesariana ou episiotomia), dores pélvicas, algias vertebrais, incontinência urinária ou anal, disfunções sexuais ou outras alterações que tanto interferem na qualidade de vida e no seu bem-estar.

Na primeira sessão, o Fisioterapeuta irá realizar uma avaliação completa da função do seu corpo para que de forma segura e eficaz, recupere a sua saúde, forma e bem-estar.
Os sintomas e problemas mais trabalhados nas sessões de Fisioterapia Pós-parto são a disfunção do pavimento pélvico, as más posturas, a mutilidade gastrointestinal reduzida, o desconforto nas costas e pescoço, a pouca força abdominal e a fadiga geral.

Na MoveOn Fisio, as sessões de Fisioterapia Pós-parto podem ser iniciadas 4 a 6 semanas após um parto natural ou 6 a 8 semanas após uma cesariana, sendo que as sessões podem ser individuais ou em grupo e pode, sempre que desejar, trazer o seu bebé ás nossas instalações.

Benefícios da Fisioterapia Pós-parto:

• Restauração da força muscular e da resistência;
• Tonificação dos músculos que, durante a gravidez, foram distendidos;
• Aceleração da recuperação pélvica (previne incontinência urinária entre outras disfunções);
• Melhoria da auto-confiança, auto-imagem e humor;
• Promoção da perda de peso e fortalecimento do sistema cardiovascular;